quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Buns Suecos de abóbora e noz

 Olá...

O Natal já lá vai, espero que vos tenha corrido pelo melhor. Agora vem ai a passagem de ano, e não nos podemos descorar dos docinhos. Vamos esquecer as dietas, deixemos isso para depois dos reis. Até lá vamos aventurar-nos um pouco mais na cozinha e depois consolar a barriguinha com as iguarias, até porque "É Natal a dieta não leva a mal".

Aproveitei hoje um tempinho, para vos vir deixar uma receitinha, que ainda podem aproveitar para a passagem de ano. Esta receita foi baseado no blog coco & baunilha, dei os meus toques e o resultado... Espero que gostem...





INGREDIENTES:

      Massa
  • 100 gr de manteiga á temperatura ambiente
  • 100 gr de açúcar amarelo
  • 320 gr de leite
  • 1 c. chá de sal
  • 25 gr de fermento  de padeiro
  • 600 gr de farinha
  • 1 c. chá bem cheia de canela
       Recheio
  • Compota de abóbora (feita por mim)
  • Nozes picadas grosseiramente
       1 ovo batido para pincelar
       Açúcar mascavado para polvilhar

PREPARAÇÃO:

Comecei por alimentar o fermento, este processo faz com que a fermentação seja mais rápida e a massa fique ainda mais fofa. Assim sendo, pegue no fermento coloque-o numa tigela acrescente 100 gr de farinha e 60 gr de água. Mexa até ficar uma bolinha e deixe descansar por 20 minutos.

Aqueça o leite com a manteiga até esta derreter, e deixe arrefecer até amornar (37ºC). 
Na batedeira coloque o fermento, o leite morno, o açúcar, a canela, o sal e a farinha. Amasse até formar uma massa lisa e elástica (até que não se cole ás mãos).

Tape com um pano e deixe levedar até que dobre de volume.

Estando a massa pronta, forre 2 tabuleiros com papel vegetal. Vire a massa para uma bancada enfarinhada e amasse-a mais um pouco para que perca o ar. Estenda a massa em forma de retângulo com cerca de 50 x 60 cm. Espalhe o recheio.
Dobre a massa em terços, da mesma maneira como se dobra uma carta. Irá obter um retângulo com cerca de 50 x 20 cm. Corte o retângulo ao meio de forma a obter 2 retângulos com 25 x 20 cm.
De seguida corte tiras no sentido do comprimento com cerca de 3cm de largura. Corte cada tira ao meio, no sentido do comprimento, mas sem cortar a extremidade superior, estique-as com cuidado e entrelace-as uma na outra e forme um nó.

Pré aqueça o forno a 250ºC.
Disponha no tabuleiro.
Deixe descansar por mais 30 minutos.
Pincele com o ovo batido e polvilhe com açúcar mascavado.
Leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos ou até ficarem dourados a 200ºC.










**BOM APETITE & BOAS FESTAS**








Pinterest