segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Bolo PIPOCUDOOO

OLÁ....



Gosto de me aventurar na cozinha, gosto de novidades, e não sei o porquê mas, o que é certo é que muitos dos bolinhos que faço não volto a repetir. A não ser que cá em casa peçam muito, vá-se lá entender.

Assim sendo, vi uma receitinha no blog da Danielle Noce e mãos à obra. Personalizei á moda do Kantinho da lili.... e espero que gostem do resultado. Porque não sei quando irei repetir...



ÍNGREDIENTES:
  • BOLO:
                   - 210 gr de manteiga s/ sal á temperatura ambiente
                   - 200 gr de açúcar
                   - 4 ovos
                   - 130 gr de farinha de trigo
                   - 80 ml de leite
                   - 1 c. sopa de fermento em pó
                   - 1 c. sopa de baunilha líquida

Bata a manteiga com o açúcar até que fique fofo e esbranquiçado. A seguir acrescente os ovos um a um, batendo sempre em cada adição. Acrescente metade da farinha peneirada, mexa, acrescente o leite, a restante farinha e mexa. Por ultimo acrescente o fermento e a baunilha.
Leve ao forno pré-aquecido 180º por cerca de 40 minutos em uma forma previamente untada e enfarinhada.

  • CARAMELO (para o creme manteiga)
                   - 180 gr de açúcar
                   - 120 ml de àgua
                   - 170 ml de natas
                   - 1 c. café de flor de sal

Leve o açúcar com a àgua ao lume até atingir uma temperatura de 170ºC. Entretanto aqueça as natas com o sal, sem deixar ferver. Quando o açúcar atingir a cor desejada ou temperatura, verta as natas  e misture bem. 

  • CREME MANTEIGA
                   - 300 gr de manteiga
                   - 3 claras
                   - 90 gr de açúcar
  
Bater a manteiga até que fique uma massa fofa e esbranquiçada. Entretanto vamos fazer um merengue Suíço, juntar as claras com o açúcar e levar em banho-maria sem parar de mexer com uma colher de pau até dissolver o açúcar. Após dissolver o açúcar, com uma batedeira bata as claras até que fiquem bem firmes. Por fim, vá acrescentando o merengue á manteiga até que fique tudo muito bem incorporado. Agora só falta acrescentar o caramelo, já frio, misture muito bem.



MONTAGEM

Parta o bolo em 3 partes iguais e recheie com o creme de manteiga. Depois de recheado barre também todo o bolo com o creme. E reserve no frigorífico. Entratanto prepare umas belas de umas pipocas de caramelo. Logo que arrefeçam é só colar as pipocas até que cubra as laterais e o topo do bolo. E assim fiz o meu bolo pipocudo...




PREPARAÇÃO DAS PIPOCAS:

Após estalar todo o milho vá acrescentado colheres de açúcar lentamente sem parar de mexer até caramelizarem.








*****BOM APETITE*****

4 comentários:

Pinterest